Torneira para pessoa com deficiência: qual a diferença?
Comentários
Você já deve ter ouvido falar em torneiras para pessoa com deficiência, ou as torneiras PNE, mas você sabe como elas funcionam? Qual a diferença delas para uma torneira comum? Vamos explicar.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualizou a Norma Técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, a tão falada NBR 9050.
Essa norma estabelece que a acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
Estabelece também critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto a projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e de empreendimentos acessíveis.
Dessa forma, ela regulamenta empresas e ambientes públicos com o objetivo de que eles sejam acessíveis por toda a população, inclusive por pessoas com deficiência.
Existem várias ferramentas que foram desenvolvidas para tornar a vida da pessoa com deficiência - e dos idosos também - um pouco mais fácil. Garantir que eles possam ter independência nos banheiros garante uma qualidade de vida melhor.
As torneiras PNE são feitas especialmente para atender a esse público. Elas são mais resistentes, duradouras e confortáveis para o usuário. Confira as vantagens de um dos nossos novos modelos:
Torneira bica baixa deficiente pne automática com alavanca
Esse modelo de torneira oferece inúmeras vantagens para o usuário além de ter uma aparência moderna. Por ser toda em metal, inclusive o corpo com chave allen e o seu mecanismo, evita o furto e vandalismo.
Este modelo gira 360 graus para que qualquer pessoa com deficiência ou idosa consiga abrir, evitando assim o travamento ou acidentes. É uma torneira com fechamento automático, ideal para banheiros PNE. Seu acionamento é feito através de um leve pressionamento da alavanca e seu fechamento é automático gerando assim economia de água e comodidade ao usuário.
Por serem instaladas em banheiros isolados e muitas vezes menos utilizados, é importante que o fechamento da torneira seja confiável para evitar o vazamento que pode ocorrer por dias até ser descoberto e descontinuado.
Pressão de funcionamento de 3 a 40 M.C.A. (o m.c.a. é um unidade de medida de pressão que significa “metros de coluna d'água”. É utilizada em equipamentos hidráulicos. Refere-se à pressão da água em determinada altura). Atende à norma brasileira de regulamentação da acessibilidade (NBR 9050).
Precisa de uma indicação sobre qual bacia torneira na sua empresa? Entre em contato, podemos ajudar você!