Saiba por que as torneiras para uso médico são diferenciadas



Saiba por que as torneiras para uso médico são diferenciadas
Postado em: 01 de Abril de 2022 / Por: Administrador
Tags: torneira clínica, torneira, saúde, segurança, higiene, economia, hospital, clínica, consultório, NR23
Comentários


Não vá nos dizer que a sua clínica ou ambiente hospitalar ainda não atende às normas impostas pela NR32? Antes de tudo, vamos explicar o que é a NR32 e por que ela é importante para a saúde e a segurança de todos.

A Norma Regulamentadora número 32 (NR-32) e Norma com Atualização 31/07/19  estabelece disposições gerais e regula  o Capítulo V – Da Segurança e da Medicina do Trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ela visa assegurar a prevenção, a segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos. 

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. 

A NR-32 aplica-se aos ambulatórios médicos e odontológicos, clínicas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade. 

Sabia que é importante que esses ambientes atendam às exigências da NR32 por causa da importância e das peculiaridades da exposição aos riscos biológicos, químicos e radiações ionizantes nos serviços de saúde.

Uma das exigências mais importantes desta norma é a utilização de acionamento para abertura das torneiras sem controle manual e comandos que dispensem o contato das mãos quando do acionamento e fechamento da água.

Por isso, o uso de torneiras com alavancas (ou clínicas), com pedais ou com sensor são as mais utilizadas nessas aplicações. 

Precisa de ajuda para escolher a melhor torneira com acionamento via pedal? Acesse nosso blog ou nos contate via WhatsApp e saiba mais. 

Entre as torneiras clínicas com acionamento por cotovelo, seguem algumas orientações para que você escolha o melhor modelo de acordo com a sua necessidade:

As alavancas precisam ser mais longas que as convencionais

Para que o usuário possa acionar com o cotovelo e evitar assim o contato manual e a contaminação cruzada, as alavancas precisam ser mais longas que as convencionais. Entretanto, no mercado surgiram muitas torneiras “adaptadas’ com alavancas que possuem a base muito maior que o corpo da torneira possibilitando o acumulo de sujeira pela dificuldade de limpeza e consequentemente contaminações ou com qualidade inferior que machucam o cotovelo ou não resistem a força que a alavanca mais longa mecanicamente exerce. 

Na mecânica, quanto maior for a alavanca, menor será o esforço do usuário, mas isso aumenta o esforço no eixo da torneira, por isso é fundamental que elas tenham ótima qualidade.

Separamos alguns modelos para facilitar a sua escolha:

Ou veja todos os nossos modelos clicando aqui em Torneiras Clínicas ou Torneiras Pedal ou Torneiras com Sensor.

As alavancas sejam maciças

As alavancas precisam ser as mais longas que as convencionais e fundidas em metal inoxidável de boa qualidade e maciças. 

Para baratear o processo produtivo, muitas empresas usam alavancas soldadas ou parafusadas no corpo que encaixa no eixo do mecanismo. 

Peças soldadas ou parafusadas costumam soltar devido ao esforço frequente, principalmente no uso profissional e acumular sujeiras em soldas ou parafusos/botões

Ter formato “chapado” e anatômico para o cotovelo

Há modelos no mercado tubulares ou cilíndricos que nada mais são que uma barra redonda soldada ou parafusada no corpo do encaixe do eixo do mecanismo.

Alguns modelos podem escorregar e até mesmo machucar, prejudicando a aplicação profissional. Note que o metal de contato com o cotovelo é plano e com cantos abaulados que evitam que o cotovelo escorregue e que o usuário se machuque.

Os modelos com acionamento através de movimento horizontal do cotovelo são mais confortáveis.

Fixação com parafuso Allen

Como as alavancas são mais longas que as convencionais, os parafusos Allen prendem melhor a alavanca ao mecanismo de vedação, evitando assim que ele se solte devido a frequência de uso principalmente profissional. 

Atender a Norma NBR9050 para acessibilidade

Além da NR-32, é importante também que as soluções estejam adequadas às normas de acessibilidade da NBR9050. As torneiras clínicas também podem ser utilizadas por pessoas com deficiência.

O objetivo da alavanca ser mais longa é facilitar ou diminuir ao máximo o esforço do usuário com alguma deficiência. 

Torneiras com sensor são grandes aliadas

A grande vantagem das torneiras com sensor é que fecham sozinhas automaticamente, garantindo maior conforto ao usuário e economia de água principalmente em banheiros PNE pelo fato de serem muito pouco utilizados. 

O fechamento automático evita que as torneiras fiquem abertas até alguma pessoa ir até o local e identificar a torneira vazando, às vezes após dias. 

Saboneteiras com sensor fazem toda a diferença

Com as saboneteiras o sabonete líquido ou outro material higienizante fica seguro dentro de um recipiente e livre de transmissões. 

A saboneteira automática é fundamental para garantir a higiene das mãos, sem contato manual. Os modelos com acionamento via pedal também são muito utilizados

Você ainda não tem torneiras e saboneteiras que atendam à NR32? Faça como os maiores restaurantes e franquias alimentícias que aumentaram sua eficiência e consequentemente aumentaram seus lucros.

Sua empresa pode fazer o mesmo, independentemente do tamanho dela: A Proflux Metais é uma empresa brasileira de metais sanitários especializada em produtos para alto fluxo de pessoas para uso intenso e profissional. A Proflux Metais trabalha constantemente no desenvolvimento de produtos que proporcionam eficiência, durabilidade e economia de água buscando a satisfação de seus clientes.

Especializada em soluções com qualidade superior e adequadas ao mercado Brasileiro, oferecemos rapidez e segurança na entrega devido à nossa estrutura logística. 

Aqui a sua empresa encontra todo o suporte necessário para continuar funcionando com qualidade e economia. 

Existe um modelo diferente para cada situação, por isso, é ideal contar com o modelo correto. Consulte-nos e receba uma indicação gratuita. 

É muito mais vantajoso comprar diretamente de quem entende, oferece suporte em todas as etapas e fornece produtos resistentes e de qualidade e com assistência técnica e peças de reposições originais.

Entre em contato com a gente, podemos negociar descontos especiais de acordo com o número de peças adquiridas, faturamos para empresas sem pedido mínimo direto da fábrica e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital