Qual a melhor torneira clínica com alavanca acionamento cotovelo escolher?
Tags: NR-32, torneira clínica, torneira com pedal, torneira clínica, torneiras com sensor, alavanca, torneira clínica com alavanca acionamento cotovelo, limpeza, eficiência, economia, regra, lei, norma
Comentários
De acordo com NR-32 e a vigilância sanitária é obrigatório o uso de torneiras que evitam o uso manual.
Veja as opções: torneira clínica, torneiras com sensor e torneira com pedal.
Entre as torneiras clínicas com acionamento por cotovelo, segue uma orientação do melhor modelo a comprar:
As alavancas precisam ser as mais longas possíveis para que o usuário possa acionar com o cotovelo e evite assim o contato manual e a contaminação cruzada. Entretanto, no mercado surgiram muitas torneiras adaptadas com alavancas ainda curtas, de baixa qualidade ou que machucam o cotovelo. Na mecânica quanto maior for a alavanca menor será o esforço do usuário, mas isso aumenta o esforço no eixo da torneira, por isso é fundamental que:
As alavancas sejam maciças
As alavancas sejam o mais longas possíveis e fundidas em metal de boa qualidade e maciço. Para baratear o processo produtivo, muitas empresas usam alavancas soldadas ou parafusadas no corpo que encaixa no eixo do mecanismo. Peças soldadas ou parafusadas costumam soltar devido ao esforço frequente, principalmente no uso profissional.
Ter formato chapado e anatômico para o cotovelo
Há modelos no mercado tubulares ou cilíndricos que nada mais são que uma barra redonda soldada ou parafusada no corpo do encaixe do eixo do mecanismo.
Alguns modelos podem escorregar e até mesmo machucar prejudicando a aplicação profissional. Veja aqui os modelos mais indicados.
Note que o metal de contato com o cotovelo é plano e com cantos abaulados que evitam que o cotovelo escorregue e que o usuário se machuque.
Fixação com parafuso Allen
Como as alavancas são mais longas que as convencionais, os parafusos Allen prendem melhor a alavanca ao mecanismo de vedação, evitando assim que ele se solte devido a frequência de uso principalmente profissional.
Você já imaginou em sua clínica ter que ficar fazendo manutenções frequentes para fixar novamente as alavancas?
Modelos com acionamento horizontal
Os modelos com acionamento através de movimento horizontal do cotovelo são mais confortáveis, veja aqui alguns modelos com acionamento horizontal: 21.055, 21.041, 21.040, 21.061 e veja mais modelos na categoria de torneiras clínicas.
Atender a Norma NBR9050 para acessibilidade
Também chamadas de torneiras clínicas por terem as alavancas mais longas, estas também são usadas em banheiros PNE ou locais para pessoas com deficiência.
Neste caso, o objetivo de a alavanca ser mais longa é facilitar ou diminuir ao máximo o esforço do usuário com alguma deficiência.
Entre os melhores modelos estão novamente aqueles com acionamento horizontal (21.055, 21.041, 21.040, 21.061) por ser mais simples o movimento ou principalmente os modelos com alavanca, mas com fechamento automático, como esse outro modelo ou torneiras eletrônicas com sensor.
A grande vantagem destas é que fecham sozinhas automaticamente, garantindo maior conforto ao deficiente e economia de água principalmente em banheiros PNE pelo fato de serem muito pouco utilizados. O fechamento automático evita que as torneiras fiquem abertas até alguma pessoa ir até o local e identificar a torneira vazando, às vezes após dias. (Ex. banheiros PNE de prédios pouco usados).
Garanta economia e siga as recomendações e normas técnicas. Todos esses produtos você encontra aqui na Solucenter, entre em contato com a nossa equipe de vendas e saiba mais!