O que NÃO pode faltar no seu banheiro PNE?



O que NÃO pode faltar no seu banheiro PNE?
Postado em: 24 de Setembro de 2021 / Por: Administrador
Tags: pne, banheiro, torneira, saúde, segurança, cuidados, placa, alarme
Comentários


A acessibilidade não é mais apenas um diferencial, mas um direito conquistado. Integrar a pessoa com necessidades especiais e o idoso na sociedade é um direito garantido por lei.

Permitir que essas pessoas tenham acessibilidade para ir e vir está na constituição. A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano, rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Este conjunto de regras visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

Muitos espaços, públicos e privados, tiveram que se adaptar para cumprir a demanda. Alguns, porém, ainda estão atrasados nestes requisitos. Tornar todos os espaços acessíveis é urgente e necessário para que essa população seja bem-vinda em todos os ambientes.

Saiba como adaptar o seu banheiro para receber as pessoas com necessidades especiais:

Instale barras de apoio


Elas são necessárias para garantir a mobilidade e a independência da pessoa que utiliza o banheiro, o sanitário, a pia, o chuverio e outros locais. São seguras e evitam quedas além de durarem por muito tempo por serem feitas com material resistente à corrosão.

Recomendamos alguns modelos, confira:

Barra de apoio para banheiro alumínio reta 30cm: essa barra de apoio em alumínio está de acordo com a norma NBR9050, desenvolvida para dar segurança e auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de apoio no banheiro.

Evita acidentes ao oferecer apoio para pessoas com deficiência, pós-operadas ou idosos. Comprimento 30 cm, diâmetro: 1.1/4' polegada. As barras de apoio não utilizam canopla para acabamento. A barra de apoio oferece apoio para banheiros e outros ambientes.

Barra apoio inox articulada para parede de banheiro 60cm: a barra de apoio articulada para parede apresenta um de comprimento 60 cm de acordo com a norma NBR9050 para banheiro.

Ideal para locais onde não há paredes laterais do vaso sanitário. Indicado para pessoas com deficiências ou idosos. Modelo articulável, pode ser instalado no lado direito ou esquerdo do vaso sanitário, proporciona ótima economia de espaço, possui trava para manter na posição vertical ou horizontal.

Instale alarmes

Os alarmes são equipamentos ou dispositivos capazes de alertar situações de emergência por estímulos visuais, táteis e sonoros. O alarme sem fio é acionado em caso de emergências. O alarme audiovisual é muito utilizado no banheiro.

O alarme deve estar ao alcance das mãos. O alarme audiovisual PNE emite sinais sonoros luminosos em caso de emergências, afinal ele deve ser facilmente identificado por todas as pessoas.

O alarme audiovisual deve ser aplicado em espaços confinados, como sanitários acessíveis, boxes, cabines e vestiários isolados para avisar sobre situações de emergência em banheiros PNE.

O alarme para banheiro deve ser a prova d'água e precisa estar ao alcance de uma pessoa com deficiência. Ele serve para alertar casos de emergência como quedas. Recomendamos o modelo a seguir:

Alarme banheiro deficiente pne nbr 9050 audiovisual sem fio: o alarme PNE ou deficiente físico emite sinais sonoros e luminosos conforme a Norma NBR9050 para banheiros PNE.

Possui uma botoeira anti-pânico sem fio (wireless) alimentada por uma bateria de 12V, permitindo assim a rápida assistência em caso de emergência para pessoas com mobilidade reduzida e idosos ou em ambientes frequentados por pessoas com deficiência.

O alarme audiovisual PNE segue a ABNT NBR 9050 para sanitários acessíveis e outros ambientes. Alcance de aproximadamente 30 metros entre a sirene e o botão. Bivolt. Fácil instalação. Acompanha adesivo de sinalização.


Instale bancos articulados

O banco articulado é indicado para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Muitas pessoas não conseguem ficar em pé para tomar banho. O banco para banho de parede articulado ajuda a evitar quedas, acidentes e escorregões em banheiros.

Eles aumentam a segurança e a independência da pessoa com deficiência. Esse tipo de banco pode ser dobrado e não reduz o tamanho do box do banheiro que ainda pode ser utilizado por pessoas sem deficiência.

Utilize placas ou chapas de proteção para portas.

Para garantir uma maior durabilidade das portas de banheiros PNE, é fundamental investir em chapas de proteção - ou chapas de impacto - que garantem que os impactos causados por cadeiras de roda, bengalas, andadores e outros aparelhos não causem danos à porta.

As chapas de impacto possuem alta resistência a impactos e corrosão e são ideais para portas de banheiros PNE.

Invista em torneiras clínicas

As torneiras clínicas hospitalares ou apenas torneiras hospitalares seguem recomendações específicas a fim de garantir a não transmissão de contaminação cruzada. São acionadas pelo cotovelo e podem ser utilizadas em clínicas médicas, hospitais, laboratórios, consultórios e restaurantes, por pessoas com ou sem deficiência.

Atendem a norma NBR9050 para banheiros PNE porque possuem alavanca mais longa e sua vantagem é o acionamento em altura baixa e horizontal o que facilita o acesso do cadeirante. Recomendamos alguns modelos:

Torneira bica alta clínica alavanca bica móvel mesa: esse modelo fabricado em Metal cromado com alavanca maciça apresenta alta durabilidade e simples instalação. Garantia de até 10 anos contra eventuais defeitos de fabricação. De acordo com a Norma NBR9050.

A torneira clínica melhora a sua experiência ao evitar o contato manual e a contaminação cruzada. As torneiras clínicas apresentam acionamento por cotovelo, possuem alavanca longa maciça e são lisas sem botões para não acumular sujeira e facilitar a limpeza.

Confira também os modelos de torneira com sensor automática e os modelos de misturadores clínicos que promovem economia, higiene e praticidade em banheiros PNE ou não.

Além de lavar as mãos corretamente com o uso das torneiras, também é preciso secá-las de um jeito seguro. Por isso, invista em secadores de mãos para banheiros que proporcionam economia, praticidade e segurança.

Traga acessibilidade para a sua empresa e demonstre sua preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu comércio ou empresa.

Oferecemos ótimos descontos de acordo com a quantidade adquirida, faturamos para empresas e possuímos produtos a pronta entrega para retirada imediata ou despacho para todo o Brasil. Entre em contato com a gente!


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital