Banheiro seguro para idosos: como fazer?
Tags: banheiro, idoso, segurança, terceira idade, prevenção, quedas, acidentes, barras, barras de apoio
Comentários
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi sábado, dia 15/6. É uma data importante para refletir: como estamos tratando os nossos idosos? O que podemos fazer para que a vida deles se torne mais fácil? Que mundo estamos preparando para receber uma população cada vez mais idosa?
A prevenção reduz o número de acidentes, custos com médicos, hospitais e melhora a qualidade de vida do idoso e de quem vive com ele.
Algumas medidas simples podem ser adotadas para facilitar a mobilidade, transporte e o dia a dia da pessoa idosa em geral. Uma das primeiras e mais importantes medidas é garantir a independência na hora de usar banheiros e vestiários, públicos ou não.
Banheiros públicos em shoppings, restaurantes e lojas devem oferecer sanitários especiais para as pessoas idosas e pessoas com deficiência. Caso o espaço seja utilizado também para banho, como academias e hotéis, as normas e exigências técnicas também devem ser seguidas a fim de evitar multas e outros transtornos e ganhar destaque pelo respeito com esse público.
Além de detalhes básicos como portas mais largas, tomadas mais baixas, barras de apoio nos banheiros, vaso sanitário mais alto e acessos facilitados, preparamos algumas dicas que podem melhorar a vida dos idosos dentro de casa:
Escadas
Na maioria das vezes, o ideal é substituir as escadas por rampas. Instale corrimão com 90cm de altura tanto nas escadas quanto nas rampas. As escadas devem ter patamar entre 28cm e 30cm para que os pés tenham o apoio necessário. Plataformas elevatórias são excelentes soluções para evitar escadas e desníveis.
Iluminação
Sempre abundante e uniforme. Com uma casa iluminada, é possível evitar pontos escuros que possam esconder objetos. Facilite o acesso aos interruptores.
Móveis
Observe todos os detalhes da casa e evite que o idoso tenha que se abaixar ou se esticar para alcançar algo. Por isso, é interessante o uso de móveis com altura média, tais como cadeiras e sofás com assento médio e espaldar alto. Substitua móveis com quinas por aqueles com cantos arredondados e evite móveis de vidro. As gavetas devem ter travas de segurança, evitando que caiam ao serem abertas até o final. Armários com portas de correr são ideais, afinal, eles não interferem na área de circulação.
Piso
Escolha os antiderrapantes, tais como cerâmicas com textura tátil e pisos emborrachados.
Confira as medidas determinadas por lei para banheiros para pessoas idosos e/ou com deficiência no nosso blog.
Precisa adequar o seu banheiro? Entre em contato com a gente!
Fonte: https://torneiraeletronica.com.br/conteudo/banheiro-seguro-para-idosos-como-fazer/77