A Importância dos equipamentos de segurança em clínicas
Comentários
As pessoas envolvidas em processos clínicos estão sob o risco constante de contrair doenças no exercício de suas funções diante da presença cotidiana de agentes infectocontagiosos. Durante o procedimento radiográfico, por exemplo, o equipamento e materiais utilizados podem ser contaminados com sangue ou saliva do paciente se as técnicas de assepsia e normas de biossegurança não forem adequadamente aplicadas.
Considerando o risco de contaminação e infecção cruzada durante os procedimentos e a importância do aprendizado de ações de biossegurança para a prática na vida profissional, a apresentação de métodos confiáveis e de fácil entendimento deve ser considerada de extrema importância.
ALGUNS MATERIAIS UTILIZADOS PARA GARANTIR SEGURANÇA
Equipamentos de Proteção Individual- EPIs (avental de manga longa, gorro e máscara descartáveis e luva de procedimento);
- Sabão líquido germicida, com mecanismo dispensador (saboneteira);
- Caixas de luvas para procedimentos;
- Porta papel-toalha e papéis-toalha descartáveis [ CLIQUE PARA VER ALGUNS MODELOS ];
- Torneiras automáticas (acionamento por sensor) [ CLIQUE PAR AVER ALGUNS MODELOS ];
- Torneiras com alavanca (acionamento por cotovelo) [ CLIQUE PAR AVER ALGUNS MODELOS ];
- Lixeiras com sensor para lixo contaminado [ CLIQUE PAR AVER ALGUNS MODELOS ];
- Lixeiras na câmara escura para descarte dos resíduos do filme radiográfico.
Todos os profissionais que integram ambientes clínicos e odontológicos estão passíveis de sofrer contaminação. As observações do cotidiano clínico durante a utilização dos equipamentos, assim como a literatura, mostram que as superfícies com maior potencial de contaminação incluem as mãos do operador e os locais por ele tocados.