Quais placas de sinalização devo instalar na minha empresa?



Quais placas de sinalização devo instalar na minha empresa?
Postado em: 05 de Junho de 2019 / Por: Administrador
Tags: placa, sinalização, lei, norma técnica, aviso, banheiro
Comentários


As placas de sinalização são extremamente importantes para orientar clientes, fornecedores e os próprios colaboradores dentro da empresa. Algumas placas são exigidas por lei para garantir a segurança de todos os frequentadores daquele espaço, como as placas que indicam as saídas de emergência e as que alertam sobre riscos de choques ou contaminação.

A comunicação visual da empresa precisa ser claramente identificada, afixada em uma altura onde todos podem visualizá-la. Confira alguns dos símbolos mais utilizados:

Proibido fumar

Essa é uma das placas mais comuns e deve ser usada sempre que a chama pode causar risco de incêndio, normalmente em empresas que lidam com materiais químicos e outras substâncias.

Proibido estacionar

Em locais onde há carga ou descarga ou ainda quando aquele espaço é utilizado como rota de fuga ou saída de emergência de ambulâncias.

Proibido estacionar: sujeito a guincho

Essa placa adverte quanto a estacionar em local proibido. É fundamental que ela esteja visível para todos os motoristas.

Entrada proibida

Caso seja permitida a entrada apenas de pessoal autorizado por motivos de segurança, saúde ou para evitar transmissões de doenças.

Quadro de força ou quadro de luz

Essa placa é fundamental para evitar choques e outros acidentes com a rede elétrica. É importante colocá-la próximo a instalações elétricas que oferecem risco de choque.

Sinalização de saída de emergência

Indicação de onde fica a saída mais próxima em caso de incêndio ou outras emergências. Normalmente fixada acima de portas.

Puxe/Empurre

Indicada para identificar a direção em que determinadas portas abrem ou fecham.

Placa sinalizadora de sanitário masculino/feminino

Muito importantes, indicam a direção dos banheiros e os dividem entre masculino e feminino. Há ainda a placa para sanitários para pessoas com deficiência, como cadeirantes, muitas vezes também divididos entre masculino e feminino.

Evite contaminação

Muito utilizada em ambientes hospitalares, essa placa lembra a todos que é fundamental lavar ou higienizar as mãos para evitar contaminações.

Sorria! Você está sendo filmado

A melhor forma de evitar multas e processos é avisar que o ambiente está sendo filmado. Em algumas cidades como Curitiba e São Paulo, existem leis que exigem que as pessoas sejam avisadas através de placas que estão sendo filmadas. Caso sua empresa utilize câmeras de segurança, é fundamental fixar também esse aviso.

110 voltz/200 voltz

Para evitar que os aparelhos de diferentes voltagens sofram avarias ou queimem, é importante avisar qual a voltagem das tomadas instaladas na sua empresa.

Evite transtornos, invista em placas de sinalização de boa qualidade seguindo as normas descritas em lei.

Precisa de placas para a sua empresa? Entre em contato com a gente!
Fonte: https://torneiraeletronica.com.br/conteudo/quais-placas-de-sinalizacao-devo-instalar-na-minha-empresa/73


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital