5 curiosidades sobre barras de apoio para PNE



5 curiosidades sobre barras de apoio para PNE
Postado em: 28 de Junho de 2019 / Por: Administrador
Tags: pne, pessoa com necessidades especiais, pessoa com deficiência, cadeirante, acessibilidade, inclusão, lei, norma, mobilidade, adequação
Comentários


As barras de apoio para PNE (Pessoa com necessidades especiais) são as grandes auxiliadoras na vida e acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, pessoas que utilizam andadores, idosos, pessoas com deficiência entre outros.

O uso de ferramentas que auxiliam a mobilidade dessas pessoas é lei e é importante que a sua empresa esteja adaptada a fim de atender a todos os públicos de maneira igual. Lares de idosos, academias, hospitais, hotéis devem se adaptar a essa demanda o quanto antes seguindo a norma NBR9050.

Saiba algumas curiosidades sobre o assunto:

São obrigatórias por lei

A NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano, rural e de edificações às condições de acessibilidade.

Este conjunto de regras visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção. Essa lei é válida em todo o território nacional desde 2015.

Evitam traumas em idosos

Você sabia? Pesquisas apontam que as quedas dentro de casa são as maiores causas de traumas entre idosos. Ao mapear os locais onde essas quedas aconteceram os pesquisadores conseguiram identificar onde estão os maiores riscos para os idosos:

20,6% das quedas foram no banheiro, 19,7% na cozinha e 14,9% em escadas.

Ao instalar barras e outras ferramentas para evitar as quedas, as chances de evitar acidentes aumentam e o idoso pode ter independência e segurança.

Crescimento da população idosa

Projeção do IBGE aponta que país terá mais idosos que jovens em 2060. Antecipar sua empresa, comércio e sua casa para receber essa população é um dos melhores investimentos que você pode fazer agora.

A população idosa viaja, malha, frequenta restaurantes e outros ambientes e ter um espaço equipado para atender às necessidades dessa população é essencial.

População cadeirante

Ir ao supermercado, participar de aulas em uma academia ou mesmo fazer reservas em um hotel são alguns dos problemas enfrentados diariamente por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Algumas tarefas relativamente simples são dificultadas quando não há ferramentas disponíveis para garantir a acessibilidade daquela pessoa.

É fundamental que barras de apoio sejam instaladas em banheiros públicos a fim de garantir o direito de ir e vir dessa população.

Mobilidade urbana

Mais da metade dos cadeirantes não encontram banheiros acessíveis. Estudo mostra que 23% dos deficientes físicos já foram impedidos de entrar no transporte público. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Tornar todos os espaços acessíveis é urgente e necessário para que essa população seja bem-vinda em todos os ambientes.

Traga acessibilidade para a sua empresa e demonstre sua preocupação com esse público. Além de evitar multas e outros transtornos, você aumenta o número de frequentadores no seu comércio ou empresa.

Fonte: https://torneiraeletronica.com.br/conteudo/5-curiosidades-sobre-barras-de-apoio-para-pne/78


Gostou desse post? Deixe seu comentário:

Criação de sites Web In Agência Digital